Log in

 

 

COMO ESCOVAR OS DENTES A UM FAMILIAR COM DEMÊNCIA

  • blogue
  • Visualizações: 3725

 

  É muito importante realizar diariamente a higiene bucal e exames regulares no dentista para se evitarem doenças na boca e manter a boa autoestima e a função digestiva.

Não é fácil alguém aceitar calmamente que se coloque um objeto na sua boca porque a tendência instintiva é resistir, e quando se trata de uma pessoa com demência, a resistência pode ser ainda maior.

Conforme se pode visualizar no vídeo de 2 minutos em anexo,  a estratégia resume-se a três pontos:

·       O cuidador deve posicionar-se no lado dominante do seu familiar. Se por exemplo o familiar utilizar preferencialmente os membros do lado direito do corpo - se for destro - o cuidador deve colocar-se ao lado do seu braço direito. Caso seja canhoto, o cuidador deve colocar-se ao lado do braço esquerdo do familiar.

·       De seguida o cuidador deve pegar na escova de dentes e colocar a mão dominante do familiar em cima da sua, de modo a segurá-la. Quem controla os movimentos da escovagem dos dentes é o cuidador, mas como a mão do familiar está em contacto com a mão do cuidador, prevalece a ideia no cérebro do familiar paciente que é ele que está a escovar os dentes.

·       Enquanto escova os dentes, o cuidador deve colocar a outra sua mão (a que não está a segurar a escova de dentes) no ombro do lado dominante do seu familiar (ombro direito se for destro ou ombro esquerdo se for canhoto) e pressionar levemente. Pretende-se desta maneira desviar a atenção da escovagem de dentes que se está a realizar para o ombro pressionado.



Outras sugestões para realizar a higiene bucal:

·       Lembre o seu familiar para escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia.

·       Prepare apenas os objetos necessários (escova de dentes, pasta de dentífrica e elixir bucal).

·       É importante não ter mais objetos no lavatório ou em lugares próximos, para evitar confusão.

·       No caso de o familiar não ter capacidade de colocar o creme dentífrico na escova de dentes, ajude-o a fazê-lo, ou em última instância faça isso por ele.

·       Caso seja necessário, faça os gestos de lavagem e estimule-o a imitá-lo.

·       Caso existam próteses dentárias, indique os passos a seguir para se realizar a limpeza (remova a prótese da boca, escove e seque).

·       Assegure-se que a tampa do vaso sanitário está em baixo para evitar possíveis acidentes.


Fontes:

https://blogcrea.imserso.es/cepillado-de-dientes/

https://www.youtube.com/watch?v=93ixNssks1c

Alzheimer's Association 


 

Artigo sobre o que fazer se o familiar se recusar a tomar banho neste link https://www.cuidador.pt/blogue/150-o-que-fazer-se-o-familiar-se-recusar-a-tomar-banho

Artigo sobre sugestões para a hora da higiene do familiar com demência neste link https://www.cuidador.pt/blogue/246-sugestoes-para-a-hora-da-higiene-do-familiar-com-demencia

Log in or Sign up