Log in

 

 

SUGESTÕES PARA A HORA DA HIGIENE DO FAMILIAR

  • blogue
  • Visualizações: 1070

 

Quando uma pessoa assume o papel de cuidador pode ser necessária alguma orientação sobre a melhor forma de ajudar o familiar. Aqui estão algumas sugestões para tornar a experiência da hora do banho um pouco mais fácil:

 

1)    Tenha uma conversa aberta ou procure descobrir as preferências na ajuda no banho, porque precisar de ajuda na realização da higiene pode ser um momento humilhante:

·       Será que ele(a) prefere que um determinado membro da família lhe dê banho ou lhe faça a barba?

·       Será que ele(a) prefere um enfermeiro ou um cuidador que não seja da família?

·       Será que ele(a) prefere alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto?

2)    Mantenha sempre que possível as rotinas: se o seu familiar tinha o hábito de fazer a higiene numa determinada altura do dia, tente manter esse hábito. Se ele(a) utilizava determinados produtos, esponjas ou toalhas, tente manter tudo igual.

3)   Proteja o seu vestuário com um avental plastificado para poder ajudar de forma eficaz e manter-se seco(a).

4)   Instale ajudas técnicas. Se o seu familiar tem falta de equilíbrio faça adaptações técnicas no poliban ou na banheira como por exemplo:

·       Barras de suporte;

·       Adesivos antiderrapantes no piso;

·       Banco de banho;

5)   Tenha tudo preparado antes de iniciar o banho. Prepare a temperatura da água e do ambiente do quarto de banho, as esponjas, as toalhas, os panos e o shampoo. O frio pode provocar alterações de comportamento numa pessoa com demência. Os sabões líquidos são mais eficientes e seguros que os sabonetes em barra, e também são mais facilmente colocados no pano ou na esponja.

6)   Permita que o sénior coloque uma toalha em volta do corpo. As pessoas reservadas podem sentir-se mais confortáveis com toalhas colocadas em torno das suas partes íntimas durante o banho. É claro que as toalhas terão de ser contornadas para se limparem essas zonas do corpo, mas pode-se criar uma rotina que funcione bem.

7)   Limpe e seque bem as dobras da pele. As dobras são zonas onde se podem desenvolver microorganismos, e por isso é importante lavar e secar muito bem os seios, o pescoço, as dobras do estômago e os órgãos genitais para se evitarem infeções.

8)   Lave cuidadosamente e certifique-se que tirou todo o sabão da pele. O chuveiro de mão é mais prático nesse processo.

9)   Seque a pele sem esfregar e aplique massageando um hidratante com o ph adequado sem químicos prejudiciais à saúde. A pele torna-se mais fina com a idade e por isso é mais fácil a absorção dos produtos utilizados.

10)          Dê um banho completo todos os dias só se for necessário. Evita-se que a pele fique mais seca e o desgaste do cuidador e da pessoa cuidada.

11)          Esteja a tento a outros aspetos da higiene. Tal como o banho, a higiene dental, o barbear e o estado do cabelo também são importantes.

12)          Leve o seu familiar a um barbeiro ou cabeleireira caso seja possível de modo a proporcionar não só um bom barbear ou penteado, como também um passeio.



  Fonte:  http://www.aplaceformom.com/blog/3-21-16-grooming-hygiene-guide-for-the-elderly/


 Artigo sobre o que fazer se o familiar se recusar a tomar banho neste link https://www.cuidador.pt/blogue/150-o-que-fazer-se-o-familiar-se-recusar-a-tomar-banho

Artigo sobre como escovar os dentes de um familiar com demência neste link https://www.cuidador.pt/blogue/158-como-escovar-os-dentes-a-um-familiar-com-demencia

Log in or Sign up