Log in

 

 

DIABETES TIPO 1 E TIPO 2: QUE DIFERENÇAS?

  • blogue
  • Visualizações: 6412

A doença da diabetes pode ser dividida em tipo1, tipo 2, gestacional (forma que pode surgir durante a gravidez) e diabetes mellitus secundárias.

Quando se tem esta doença, é importante manter o nível do açúcar no sangue controlado, e ter hábitos saudáveis (i.e., não fumar, seguir uma dieta hipocalórica e distribuída ao longo do dia, praticar exercício físico moderado, …).

Para se compreender a importância do controle do nível de açúcar no sangue é de referir a glicosilação. A glicosilação é o nome do fenómeno químico que acontece quando as proteínas do organismo desnaturam, e a taxa elevada de glicose no organismo intensifica a glicosilação.

A elastina existe em grande quantidade nos vasos sanguíneos e nos pulmões, e esta forma de proteína é a principal responsável pela elasticidade destes tecidos. O nível de "açúcar" elevado, (assim como o de gordura e cálcio) alteram a funcionalidade desta proteína. Uma consequência do excesso de açúcar no organismo é a diminuição da permeabilidade dos vasos sanguíneos. O resultado é a passagem em menor quantidade de nutrientes e oxigénio para as células, e em situação extrema a morte celular por falta de nutrientes e oxigénio.

 A função da insulina, hormona produzida naturalmente no pâncreas ou ingerida em forma de medicamento, é estimular a passagem do açúcar do sangue para o interior das células de modo a permitir a sua atividade bioquímica.



 



Leia também:

Síndrome do Pé Diabético: Cuidados Básicos” neste link: https://www.cuidador.pt/blogue/289-sindrome-do-pe-diabetico-cuidados-basicos

A Alimentação, o Alzheimer, o Cancro, a Diabates, o AVC e a Doença Renal Crónica” neste link: https://www.cuidador.pt/blogue/137-a-alimentacao-o-alzheimer-o-cancro-a-diabetes-e-o-avc

Log in or Sign up