Log in

 

 

A TEMPERATURA AMBIENTE E O ENVELHECIMENTO

  • blogue
  • Visualizações: 1249

   Com o envelhecimento a capacidade de regulação da temperatura do nosso corpo diminui, pelo que é importante estar atento às variações da temperatura do ambiente. Por essa razão existe uma relação entre a oscilação grande da temperatura e a mortalidade nos mais Velhos.

Particularmente as pessoas de mais idade com dificuldade de mobilidade, diabetes, demência e patologias cardíacas estão mais expostas às consequências do calor e da desidratação. São grupos de pessoas que devem merecer a máxima atenção especialmente quando a temperatura ambiente é alta.

Com o avançar da idade é natural que a sensação de sede diminua, o que significa que se pode estar desidratado e o corpo não avisar através do mecanismo que é a sensação de ter sede. A esta alteração normal do envelhecimento fisiológico (sem patologias incapacitantes) junta-se o facto de a quantidade de água no nosso organismo (especialmente dentro das células) diminuir com a passagem dos anos o que cria condições para o risco de desidratação acontecer mais facilmente.

Acontece que todas as reações bioquímicas do nosso organismo precisam de um meio aquoso (incluindo os processos de regulação da temperatura corporal). 

Por essa razão, as pessoas mais velhas devem hidratar-se com frequência, mesmo que não sintam sede. Para se manter o organismo hidratado não se deve abusar de bebidas com cafeína, açúcar ou álcool porque fazem perder líquido corporal.

 


Algumas sugestões para a estação do verão:

·       Procurar lugares frescos, com sombra ou climatizados.

·        Vestir roupa leve, fresca, larga e o tecido deve permitir que o corpo transpire e se mantenha fresco.

·       A actividade física deve ser reduzida e não ser realizada ao ar livre nas horas de maior calor (das 12.00 às 17.00).

·       Não permanecer dentro de veículos estacionados e fechados durante as horas de mais calor.

·       Manter os medicamentos em lugar fresco porque o calor pode alterar a composição e os efeitos.

·       As refeições devem ser ligeiras para ajudar a repor os micronutrientes (vitaminas e minerais) perdidos através do suor (saladas, frutas, verduras, sumos, etc.).

Caso surjam sintomas prolongados de mau estar relacionados com a temperatura elevada deve-se procurar um médico para avaliar a atenção.

Em alturas de calor as pessoas de mais idade podem sofrer de hipotensão, e a desidratação é um dos fatores para que isso aconteça. A diminuição da quantidade de sangue dentro dos vasos sanguíneos resulta na diminuição da pressão contra as paredes dos vasos sanguíneos (pressão arterial), o que pode provocar a hipotensão postural e quedas. Um exemplo explicativo é o de uma mangueira com água: quanto menos água circular dentro da mangueira, menos pressão a mangueira tem. O calor também provoca a vasodilatação dos vasos sanguíneos para permitir a libertação de calor, o que também aumenta o risco de hipotensão postural e quedas.

Ao contrário do calor, o frio provoca a subida da pressão arterial devido á vasoconstrição (contração) dos vasos sanguíneos para manter a temperatura adequada à vida dentro do organismo.



 Artigo O PERIGO DA VARIAÇÃO DAS TEMPERATURAS NO VERÃO aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/271-o-perigo-da-variacao-das-temperaturas-no-verao

 Artigo OS IDOSOS CORREM MAIOR RISCO DE SOFRER UM GOLPE DE CALOR aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/265-os-idosos-correm-maior-risco-de-sofrer-um-golpe-de-calor

Artigo EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE O CLIMA E A DOR? aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/215-existe-alguma-relacao-entre-o-clima-e-a-dor

Artigo COMO PREVENIR A PNEUMONIA NOS MAIS VELHOS aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/200-como-prevenir-a-pneumonia-nos-mais-velhos

Artigo O CALOR TRAZ CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/171-o-calor-traz-consequencias-para-a-saude

Artigo SUGESTÕES PARA OS IDOSOS NO TEMPO FRIO aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/303-sugestoes-para-os-idosos-no-tempo-frio

 

Log in or Sign up