Log in

 

 

Existe alguma relação entre o clima e a dor?

  • blogue
  • Visualizações: 3830

Quando se aproxima o inverno e a temperatura começa a baixar é comum ouvirem-se queixas de dores nas articulações especialmente em pessoas com dor crónica devido a artrites ou problemas osteoarticulares.

Segundo um estudo publicado no jornal Pain, dois terços das pessoas com dor crónica sentem que o mau tempo piora os sintomas e  pressente que o tempo está prestes a alterar-se.

Com a diminuição da temperatura acontece uma alteração na pressão atmosférica sobre o corpo e essa situação pode estar relacionada com o surgimento ou o acentuar de dor nas articulações.

Esses sintomas podem ter início mesmo antes da chegada do tempo frio porque a pressão barométrica (pressão atmosférica) altera-se ainda antes do tempo arrefecer. 





Embora muitas pessoas com dores nas articulações digam que os sintomas pioram com o clima frio, húmido e chuvoso, alguns estudos concluem que a causa é a descida da pressão barométrica ou do peso da atmosfera que nos rodeia.

Quando o tempo está mais quente a pressão barométrica é mais elevada e os tecidos fisiológicos que estão em contacto com as articulações contraem.

Ainda antes de o tempo começar a arrefecer a pressão barométrica sobre o corpo começa a baixar, o que cria condições para os tecidos fisiológicos à volta das articulações se expandirem e dessa maneira pressionarem as articulações e com isso provocar ou acentuar a dor.

No entanto esta teoria que estabelece uma relação entre o clima/pressão barométrica/pressão atmosférica e a dor não é consensual no meio científico e além disso as pessoas com dor crónica têm por vezes as ligações nervosas mais expostas à sensibilidade devido a lesões ou inflamações.

 Apesar de a pressão barométrica e as mudanças do tempo serem explicações prováveis há pessoas que não sentem qualquer relação entre a dor e as alterações climatéricas.

Mas independentemente de existir ou não qualquer relação é sempre possível aliviar os sintomas de forma conservadora ou não medicamentosa através das seguintes sugestões:

·       Mantenha-se quente. Agasalhe-se com várias camadas de roupa, mantenha a casa quente e tenha o carro aquecido quando precisar de conduzir.

·    Alimente-se bem. Inclua na sua dieta alimentos com antioxidantes, gorduras saudáveis (ómega 3, 6, polinsaturadas e insaturadas) e vitaminas. A gordura ómega 3 é anti-inflamatória e a artrite é uma inflamação crónica. As vitaminas A, C e E são anti-oxidantes.

·    Aqueça as articulações. Utilize uma botija com água quente, uma almofada de aquecimento ou tome um banho de imersão. O calor estimula o relaxamento dos músculos, ajuda a diminuir a dor e é um anti-inflamatório.

·  Faça uma massagem. Uma massagem além de relaxar melhora a circulação e reduz a dor nas articulações e músculos.

·    Use meias ou luvas elásticas certificadas. Aquecem as articulações e estimulam a circulação sanguínea.

·   Mexa-se. Exercite as articulações para relaxar os músculos e diminuir a rigidez. A compressão ligeira das articulações é saudável. A actividade física e os alongamentos são importantes não só para diminuir a dor nas articulações como para manter a flexibilidade e aumentar o fluxo sanguíneo. Exercícios de baixo impacto como pedalar numa bicicleta fixa ou caminhar numa passadeira podem ser realizados dentro de casa especialmente no inverno. Outro aspecto positivo do exercício regular é a perda de peso, e menos peso equivale a menos carga nas articulações.

·     Mantenha níveis saudáveis de vitamina D. O sol (principal fonte desta vitamina) faz bem à saúde em geral (sistema cardiovascular, ...) e em particular aos ossos e articulações.


 Baseado nas fontes:

https://www.aplaceformom.com/blog/reducing-joint-pain-in-fall-and-winter/

https://www.webmd.com/pain-management/features/weather_and_pain#1



Artigo "5 presentes para oferecer a alguém com artrite" neste link  https://www.cuidador.pt/blogue/232-5-presentes-para-oferecer-a-alguem-com-artrite

Artigo "A obesidade e a artrite" neste link https://www.cuidador.pt/blogue/280-a-obesidade-e-a-artrite

Log in or Sign up