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10 boas razões para comer sopa

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·        Disponibiliza quantidades significativas de nutrimentos (vitaminas, minerais, …) e outras substâncias protectoras da saúde do nosso organismo;

·       É de fácil digestão e de grande capacidade hidratante;

·         Consoante a sua composição (inclusão vegetais com fibra ou oleaginosas como lentilhas) pode ajudar a reduzir o teor de colesterol “mau” ou LDL no sangue;

·       Promove a libertação gradual de insulina porque a sopa não possui açúcares refinados de absorção rápida. Deste modo não se sobrecarrega a actividade do pâncreas e protege-se a produção desta hormona.

·       No início de uma refeição, aumenta a produção biliar o que facilita o início da digestão;

·       Estimula o apetite e sacia precoce e continuamente;

·       Consoante a necessidade, pode ser mais ou menos calórica, mais ou menos hidratante, ter mais ou menos sal, ter mais ou menos fibra, o que torna a sopa o alimento ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde;

·       As sopas de qualidade pertencentes ao receituário tradicional revelam do ponto de vista histórico, etnográfico, social e técnico, valores de memória, antiguidade e autenticidade que lhes permite justificar o estatuto de património cultural;

·       Não possui quantidades significativas de tóxicos, antinutrimentos (compostos que interferem com a absorção de nutrientes) ou alergénios (substâncias que podem induzir hipersensibilidade ou reacção alérgica);

·       É um tipo de confecção económico, relativamente rápido e que pode ser preparado antecipadamente para ser aquecido e servido apenas na hora.


Fonte: Associação Portuguesa de Dietistas  



Artigo sobre a Dieta MIND e a Saúde Cognitiva neste link https://www.cuidador.pt/blogue/178-a-dieta-e-a-saude-cognitiva

Artigo Oito Sugestões Para Uma Dieta Saudável Depois dos 50 Anos neste link

https://www.cuidador.pt/blogue/281-oito-sugestoes-para-uma-dieta-saudavel-depois-dos-50-anos

 

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