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10 sugestões para reduzir o risco de demência

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10 sugestões para reduzir o risco de demência.

Os mesmos comportamentos saudáveis que podem prevenir doenças crónicas como o cancro, as doenças cardiovasculares e a diabetes, podem também reduzir o risco de declínio cognitivo e demência.

Outras variáveis importantes além dos comportamentos saudáveis são a predisposição genética para contrair a demência, as políticas de saúde e sociais do país de residência, o isolamento (a depressão pode levar à pseudodemência), ambientes poluídos, etc. 

Actualmente não há cura ou tratamento para a doença de Alzheimer e outras formas de demência e as sugestões abaixo referidas apenas ajudam a prevenir o declínio cognitivo.

Muitos estudos continuam a demonstrar o impacto que mudanças positivas no estilo de vida podem ter sobre a saúde do cérebro.

Trata-se de comportamentos que incluem actividade mental, prática regular de exercício físico, dieta saudável e  inclusão numa rede social.

1. Pratique exercício cardiovascular: o exercício cardiovascular, como por exemplo correr ou nadar, aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para o cérebro.

2. Participe em programas de educação formal em qualquer fase da vida: frequentar aulas numa faculdade ou numa instituição da sua comunidade ajuda a reduzir o risco de demência.

3. Pare de fumar: estudos têm demonstrado que deixar de fumar pode reduzir o risco de demência.

4. Mantenha uma boa saúde cardiovascular: evite a obesidade, pressão arterial alta e a diabetes (demência vascular).

5. Evite lesões cerebrais: coloque sempre o cinto de segurança quando conduz e um capacete ao andar de bicicleta ou quando pratica desportos radicais ou de contacto físico.

6. Tenha uma dieta saudável e equilibrada.

7. Tenha um sono de qualidade: distúrbios do sono podem provocar um risco acrescido de desenvolver demência. A drenagem dos metabolitos tóxicos da actividade do cérebro acontece durante o sono.

8. Atenção às depressões: quem tem um histórico de depressão e ansiedade possui um risco acrescido de demência.

9. Mantenha uma boa rede social: envolva-se diariamente em actividades sociais que despertem prazer e tenham significado.

10. Faça jogos de estimulação cognitiva: estimular a mente traz benefícios para o cérebro a curto e a longo prazo. Os exercícios podem incluir jogos como quebra-cabeças, pintura ou uma partida de cartas.

Baseado na fonte: http://www.alz.org/brain-health/10_ways-to-love-your-brain.asp

 

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