Log in

 

 

O que é o cuidador “sanduíche”?

  • blogue
  • Visualizações: 3382

A geração cuidadora "sanduíche” é composta por pessoas de meia-idade que cuidam simultaneamente dos pais e dos filhos em fase de crescimento. Cuidar dos pais idosos e dos filhos, exige condições financeiras, físicas e emocionais, e o cuidador  normalmente enfrenta este novo e desafiante papel de forma impreparada.

A partir da segunda metade do século XX acentuam-se dois processos que mudaram a sociedade portuguesa: a corrente migratória (interna e para o estrangeiro) e a industrialização. O resultado foi a mudança da estrutura e do conceito de família. A mulher entra para o mercado de trabalho, a família nucleariza-se com a diminuição do número de filhos e começa a envelhecer.  Uma das consequências foi a sobrecarga da mulher com os papéis de trabalhadora fora de casa, trabalhadora dentro de casa e cuidadora informal de filhos e pais. 

Existem cada vez mais “baby boomers” cuidadores "sanduíche" (pessoas que nasceram entre 1946 e 1964), o que releva a necessidade de entender a transformação da relação entre a dinâmica do envelhecimento e as relações familiares.

Contribui para este fenómeno a tendência de as pessoas viverem cada vez mais tempo e de terem filhos cada vez mais tarde. Se a evolução da ciência médica aumentou a expectativa de vida, esse acréscimo de tempo de vida também se caracteriza pelo aumento de doenças crónicas incapacitantes uma vez que Portugal é atualmente não só um dos países com maior índice de longevidade como também possui má qualidade de saúde dos idosos. O resultado para os cuidadores “baby boomers sanduíche   é mais pressão, mais exaustão física e emocional, mais condições para surgirem sentimentos de culpa, e consequentemente mais perigo de perda de saúde.

Para desempenhar eficazmente o seu papel, o cuidador “sanduíche” deve cuidar se si mesmo de forma a manter a sua saúde física e mental, porque se ele adoecer as consequências serão sentidas em todo o agregado familiar.



 Artigo COMO É QUE O CUIDADOR DEVE LIDAR COM O SENTIMENTO DE CULPA ? neste link https://www.cuidador.pt/blogue/279-como-e-que-o-cuidador-deve-lidar-com-o-sentimento-de-culpa

 

Log in or Sign up