Log in

 

 

Comunicar com alguém com demência moderada a grave

  • blogue
  • Visualizações: 2952

É doloroso testemunhar e acompanhar a deterioração cognitiva e comportamental que a demência provoca, e à medida que a doença progride o saber comunicar ganha importância.

10 sugestões para comunicar com alguém com demência moderada a grave:

1)   TENHA CONSCIÊNCIA DO QUE ESTÁ A ENFRENTAR

A demência irá inevitavelmente piorar com o tempo. As pessoas com demência vão gradualmente ter mais dificuldade em compreender e comunicar.

2)   EVITE DISTRACÇÕES

Procure lugares e momentos para falar sem distrações presentes. Isso permite que seu familiar se concentre na conversa.

3)   FALE CLARAMENTE E NATURALMENTE, COM UMA VOZ AFECTUOSA E CALMA

Seja afetuoso mas não infantilize.

4)   TRATE A PESSOA PELO NOME

Evite pronomes como "ele", "ela" e "eles" durante a conversa. Os nomes também são importantes ao cumprimentar a pessoa com demência. Por exemplo: "olá, avô. Sou eu, o José, "é preferível a" olá, sou eu." O objetivo é criar empatia e estimular a memória.

5)   FALE SOBRE UMA COISA DE CADA VEZ.

Uma pessoa com demência pode não ser capaz de compreender uma conversa com vários temas. Simplifique a informação. Caso seja necessário divida o que pretende dizer em pequenas partes.

6)   UTILIZE SINAIS NÃO VERBAIS.

Estabeleça um contacto visual e sorria porque isso ajuda o familiar a ficar à vontade, o que pode facilitar a compreensão. Quando a demência se encontra numa fase muito avançada, a linguagem não verbal pode ser a única forma disponível de comunicação.

7)   OUÇA ACTIVAMENTE.

Se não entender alguma coisa que o seu familiar esteja a pretender dizer, avise educadamente e com tato.

8)   NÃO CORRIJA.

Não tente corrigir as declarações imprecisas, ilusões e distorções da realidade. Uma distorção da realidade quando não coloca em perigo a saúde é uma situação inofensiva.

9)   TENHA PACIÊNCIA.

Dê ao seu familiar o tempo que for necessário para compreender o que você diz. Divida a comunicação em partes simples. Não se deixe frustrar.

10)       COMPREENDA QUE HAVERÁ DIAS BONS E DIAS MAUS.

Apesar de a tendência dos pacientes com demência ser o declínio cognitivo e funcional, eles têm altos e baixos como qualquer outra pessoa.

Baseado na fonte: http://www.aplaceformom.com/blog/communication-with-a-loved-one-with-dementia


Artigo “como comunicar com um familiar com demência” aqui neste link https://www.cuidador.pt/blogue/241-como-comunicar-com-um-familiar-com-demencia-2

 

Log in or Sign up