Log in

 

 

Como cuidar de uma pessoa com cancro?

  • blogue
  • Visualizações: 2996

O cancro é uma doença que surge de forma inesperada na vida de muitas pessoas e famílias. Cuidar de uma pessoa nessas circunstâncias é uma grande responsabilidade acompanhada pela dor, e pelo sofrimento de presenciar uma luta muito dura. Mas esse desafio também pode ter satisfações devido à realização de pequenos objetivos que são sentidos como vitórias importantes.

O cancro já é uma das principais causas de morte a nível mundial, e por essa razão é necessário que se conheçam alguns conselhos básicos.

 

Como cuidar de alguém com cancro?

 

·       O primeiro conselho, e o mais importante, é apoiar o paciente em todos os momentos. Essa doença tem efeitos devastadores (também animicamente) na vida de quem sofre dela. Demonstrar interesse, estar disposto a ouvir, e sobretudo a entender o familiar doente num momento tão difícil, são situações básicas que devem ser lembradas.

·       Outra ação que deve ser colocada em prática é ajudar o familiar nas tarefas domésticas. Tudo o que possa fazer será pouco para tornar as coisas mais fáceis. Cozinhar, manter a casa em bom estado, ajudar a gerir a economia da casa, etc.  São pequenos detalhes que têm um grande valor e que aliviam em grande medida o dia a dia do paciente. Mas também é importante que a pessoa convalescente tente fazer as tarefas que consiga realizar e que lhe provoquem satisfação.

·        Ajude a organizar rigorosamente tudo que esteja relacionado com a parte médica, como a administração de medicamentos, a coordenação das consultas aos diferentes especialistas, o acompanhamento nos exames médicos, etc.

·       Mantenha-se constantemente bem informado sobre o ponto de situação da doença, a medicação e as indicações que devem ser seguidas. O tratamento pode ser muito complexo e o paciente pode sentir- se desorientado devido à falta de conhecimento e à grande quantidade de informação recebida. O mais normal é não entender muitas das coisas que estão a suceder, pelo que a sua ajuda será de grande valor.

·       Escreva uma lista as tarefas a realizar. Durante o processo de cuidar as coisas que devem ser feitas podem acumular-se. Como organizar tudo para que nada fique por fazer? Com uma listagem numa agenda diária.

·       Para o cuidador ser um bom apoio precisa de estar bem, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Não deixe de se preocupar com as suas necessidades (alimentar-se corretamente, descansar sempre que puder, etc.). Cuidar é uma tarefa que pode ser muito difícil e pode provocar a síndrome do cuidador (esgotamento). Não se esqueça de cuidar de si.

·       Se tem um hobby não o abandone (seja ele ler, correr, ir ao cinema, etc.). Esses momentos servem para carregar as energias. Não abandone os seus hobbies.

·       Peça ajuda porque nem sempre estará nas suas mãos poder satisfazer as necessidades do seu familiar. Seja devido à falta de conhecimento ou a uma impossibilidade, haverá ocasiões em que será altamente recomendável pedir ajuda externa. Uma visão complementar pode ajudar a enfrentar situações difíceis que poderão ocorrer.


 


Fontes:

https://wayalia.es/mejores-consejos-cuidar-persona-cancer/

Cruz Roja de España



Artigo sobre o que fazer antes e depois da alta hospitalar neste link https://www.cuidador.pt/blogue/44-o-que-fazer-antes-e-depois-da-alta-hospitalar-do-familiar

Artigo sobre a relação entre a dieta e algumas doenças crónicas neste link https://www.cuidador.pt/blogue/137-a-alimentacao-o-alzheimer-o-cancro-a-diabetes-e-o-avc

 

Log in or Sign up