Log in

 

 

POR QUE É IMPORTANTE CONTROLAR A GLICEMIA?

  • blogue
  • Visualizações: 2245

O açúcar no sangue provoca reacções químicas com proteínas que compõem as paredes dos vasos sanguíneos que resultam na perda de permeabilidade. Em consequência disso, a glicose (o “açúcar”), o oxigénio e o anidrido de carbono deixam de passar entre as células e os vasos sanguíneos, o que provoca a morte celular.

O açúcar no sangue propicia a desnaturação de duas proteínas que fazem parte das paredes dos vasos sanguíneos: a elastina e o colagénio.

Estas duas proteínas (principalmente a elastina) têm a função de tornar mais elásticos os vasos sanguíneos.

Imaginemos dois tubos por onde passa água com pressão, sendo um tubo flexível e outro rígido. A pressão que a água exerce contra a parede do tubo rígido é superior à do tubo flexível.

Este exemplo pode ser aplicado ao sistema circulatório e à pressão arterial.

Ou seja, quanto mais alterada estiver a proteína elastina devido ao açúcar, menos flexíveis serão as paredes dos vasos sanguíneos e maior será a resistência à passagem do sangue, o que significa aumento da pressão arterial.

Com a glicemia elevada, as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais espessas e surgem as placas de ateroma, o que diminui a permeabilidade, aumenta a pressão arterial e o risco de acidentes cardiovasculares.

Uma outra consequência é a diminuição do tamanho dos telómeros do ADN, cuja consequência prática é morte prematura celular.

Antes de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, quase sempre passa por uma fase silenciosa em que tem pré-diabetes porque os níveis de glicose no sangue já se encontram acima do normal. O diagnóstico de pré-diabético deve dar origem imediata a mudanças de estilo de vida.

Sete passos no sentido de controlar o nível de açúcar (glicemia) no sangue:

1. Ser fisicamente activo

O exercício é uma parte integrante do plano de tratamento para pré-diabéticos porque reduz os níveis de açúcar no sangue e reduz a gordura corporal. O ideal é realizar um programa de treino moderado cinco vezes por semana, 30 minutos cada vez. Uma forma de controlarmos a intensidade do exercício é utilizar o teste da fala: quando começamos a comunicar com dificuldade, é sinal que devemos reduzir a intensidade.

2. Perder peso

A obesidade é uma das principais razões de diabetes tipo 2, tendo no entanto presente, que a dieta extrema pode prejudicar a saúde. A gordura do nosso corpo armazena vitaminas lipossolúveis (solúveis e m gordura) e micronutrientes, pelo que as dietas radicais podem ter consequências negativas.

3. Melhorar os hábitos de sono

O organismo de uma pessoa que não dorme o suficiente tem mais dificuldade em utilizar a insulina de forma eficiente.

4. Procure apoio

A perda de peso, a dieta saudável e a actividade física regular são processos que se realizam mais facilmente com pessoas a apoiar e incentivar. Inclua-se em grupos com um objectivo semelhante ao seu.

5. Melhore a sua dieta

Coma muitos vegetais, especialmente aqueles que contêm menos amido (hidrato de carbono). Escolha alimentos integrais em vez de grãos refinados e processados, tais como arroz integral em vez de arroz branco. Substitua alimentos calóricos por alternativas de baixo teor calórico. Inclua fruta na alimentação.

6. Vá ao seu médico regularmente

O “pré-diabético” deve procurar aconselhamento ou medicação específica, caso seja necessário.

7. Comprometa-se

O compromisso para mudar o seu estilo de vida é a chave para o seu sucesso no processo.

 

Nota importante: este blog não fornece informação específica, e o seu conteúdo não substitui o conselho, diagnóstico ou tratamento médico.

Log in or Sign up