Log in

 

 

4 MANEIRAS DE RESPONDER ÀS PERGUNTAS REPETIDAS DE ALGUÉM COM O ALZHEIMER

  • blogue
  • Visualizações: 36925

A constante repetição de frases ou perguntas de uma pessoa doente com Alzheimer ou outra forma de demência são resultado da perda de memória (inicialmente de curto prazo), stress, ansiedade, frustração e medo.

Imagine como se sentiria se não tivesse a certeza do que está a acontecer à sua volta, onde está, que horas são ou que dia é? As pessoas com demência passam muitas vezes por sentimentos inquietantes por essas razões.

Quando um paciente repete perguntas é sinal que se está a sentir stressado ou ansioso e precisa de segurança.

É natural que o cuidador responda pacientemente às primeiras perguntas e que à medida que elas se tornem repetitivas comece a perder a paciência. Por essa razão é importante estar preparado para esses momentos, e se perder momentaneamente a calma é porque é um ser humano.

 

 

4 maneiras de responder à repetição constante de perguntas de uma pessoa doente com Alzheimer:

1)    Responda às emoções, não às palavras.

Quando o familiar com a doença começa a repetir uma pergunta, procure descobrir que sentimentos poderão estar a provocar esse comportamento. Abraçar ou dar a mão enquanto responde à pergunta pode acalmar e reduzir a ansiedade o suficiente para parar a necessidade de continuar a fazer perguntas.

2)    Dê respostas curtas

Quanto mais curta e simples for a resposta, melhor. Poupa-se tempo e energia e reduz-se a exasperação de ter que repetir várias vezes.

3)     Procure distrair a pessoa doente com uma atividade

Distraia o seu familiar com uma atividade com significado e que lhe desperte gosto. Faça-lhe um lanche ou prepare-lhe a bebida preferida. Peça-lhe ajuda numa tarefa pouco complicada como dobrar roupa. Faça-lhe uma pergunta simples para o distrair e que provoque emoções positivas, como por exemplo “o céu hoje está azul, e isso não é agradável?”

4)     Faça um intervalo de minutos

É difícil manter a calma quando se ouve a mesma pergunta pela décima segunda vez. Se sentir necessidade saia da sala por alguns minutos. Vá a uma janela respirar ar fresco ou espreitar a sua página de Facebook.


 Fonte: http://dailycaring.com/4-ways-to-respond-when-someone-with-alzheimers-keeps-repeating-questions/

 

 

Log in or Sign up