Log in

 

 

Os comportamentos que previnem o cancro e doenças cardiovasculares reduzem o risco de demência.

  • blogue
  • Visualizações: 1477

 

Os mesmos comportamentos saudáveis que podem prevenir o cancro, colesterol alto, hipertensão, doenças cardiovasculares e a diabetes tipo II, podem também reduzir o risco de declínio cognitivo e demência.

 

A estimulação cognitiva, prática moderada de exercício físico, dieta saudável e participação social reflectem-se na saúde.

 

O exercício cardiovascular moderado de baixo impacto, adequado à idade e estado físico da pessoa como correr ou nadar aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para todo o organismo em geral e para o cérebro em particular.

 

Outras duas variáveis importantes para a saúde do nosso cérebro são a qualidade do sono e a depressão crónica. Atenção às depressões: quem tem um histórico de depressão e ansiedade possui um risco acrescido de demência.

 

Não existe idade limite para se matricular num curso de educação formal. Frequentar aulas numa faculdade ou numa outra instituição ajuda a reduzir o risco de demência ou declínio cognitivo.

 

Além da educação formal faça jogos de estimulação cognitiva. Estimular a mente traz benefícios para o cérebro a curto e a longo prazo graças à criação de novas ligações (sinapses) entre os neurónios (neuroplasticidade). Os exercícios podem incluir jogos como quebra-cabeças, pintura ou uma partida de cartas.

 

Log in or Sign up