Log in

 

 

A vitamina B diminui a progressão do Alzheimer

  • blogue
  • Visualizações: 1125

Vários trabalhos científicos têm comprovado que a dieta pode afetar o estado cognitivo.

Um novo estudo conduzido pelo Departamento de Neurociências Clínicas de Nuffield, em Oxford, examinou o papel da vitamina B em atrasar a progressão da doença de Alzheimer.

O estudo incluiu mais de 150 idosos com comprometimento cognitivo leve (fase que pode preceder o estado de demência) e com elevado risco de desenvolver Alzheimer ou demência.

Alguns participantes receberam um suplemento de vitamina B, enquanto outros receberam uma pílula placebo.

Os investigadores observaram durante dois anos através da tecnologia de ressonância magnética nos dois grupos a quantidade de massa cinzenta no cérebro. A matéria cinzenta no cérebro encolhe com o desenvolvimento do declínio cognitivo.

Verificou-se ao longo dos dois anos que a massa cinzenta encolheu nos idosos dos dois grupos, mas os participantes que tomaram o suplemento de vitamina B tiveram menos retração de massa cinzenta do que os indivíduos do grupo placebo.

Os resultados demonstram que a suplementação de vitamina B pode atrasar a atrofia de regiões específicas do cérebro relacionadas com o processo de Alzheimer e declínio cognitivo.



O que é a vitamina B?

A vitamina B não é uma única vitamina, mas sim um grupo de substâncias químicas que se encontram frequentemente nos mesmos alimentos. Este grupo de substâncias solúveis em água, desempenha um papel importante no metabolismo celular. A vitamina B inclui as vitaminas:

·        Biotina

·        Cobalaminas

·        Ácido fólico

·        Niacina

·        Ácido pantotênico

·        Piridoxina

·        Riboflavina

·        Tiamina

O principal papel da vitamina B é manter as células saudáveis ​​e prevenir a anemia.

Novos trabalhos científicos indicam dois tipos específicos de vitamina B que podem desempenhar um papel na desaceleração da progressão de Alzheimer:

·        Vitamina B-3: Um estudo adicional descobriu que a vitamina B-3, também conhecida como nicotinamida, reverteu a perda de memória relacionada com o Alzheimer em camundongos. A equipa de cientistas descobriu que o ribosídeo de nicotinamida, uma forma de vitamina B-3, ajudou o cérebro a reparar o ADN, uma função que é danificada pela doença de Alzheimer. Os cientistas adicionaram ribosídeo de nicotinamida à água de ratos geneticamente modificados para desenvolver sintomas de Alzheimer. Após três meses, os seus cérebros e a saúde cognitiva eram semelhantes aos ratos do grupo de controlo.

·        Vitamina B-12: Outra forma de vitamina B que desempenha um papel na saúde cognitiva é a vitamina B-12. Uma deficiência de vitamina B-12 pode provocar alterações no comportamento semelhantes aos da doença de Alzheimer, aumento da agitação e perda de memória. Vários estudos associaram uma deficiência de vitamina B12 aos sintomas da doença de Alzheimer e ao encolhimento do cérebro.

Fontes de vitamina B

A vitamina B encontra-se numa variedade de alimentos, e a sua carência na alimentação pode ter efeitos colaterais perigosos. Alguns alimentos fonte de vitamina B:

·        Feijão

·        Laticínios

·        Ovos

·        Peixe

·        Vegetais com folhas verdes

·        Carne

·        Ervilhas

·        Aves

·        Cereais integrais

 



Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23690582

 

Log in or Sign up